Columns Dušan Matić
Large fcedae86 4b35 4fda a6dd f8bb78fc507a

Por que razão os guarda-redes de futsal não usam luvas?

As conexões entre o futebol e o futsal são conhecidas. Muitos jogadores e guarda-redes já passaram pelos dois desportos, havendo alguns paralelos em muitos aspetos do jogo.

Quando falamos de guarda-redes de futebol, a parte mais reconhecível do seu equipamento são as luvas. É um elemento inevitável do seu equipamento, pois as luvas são muito úteis para os guarda-redes. Contudo, aqueles quem pensa que os guarda-redes de futsal também usam luvas ficam em estado de choque quando se apercebem de que não é esse o caso. No futsal, pouquíssimos pequeno de guarda-redes usa luvas, e a maioria não as usa de todo.

 

Quais são as razões?

A primeira e mais básica razão para usar luvas tem um lado extremamente prática: ajudam os guarda-redes no futebol a proteger os seus punhos contra fortes remates, a amortizá-los, a evitar que a bola escorregue das mãos e a facilitar o seu controlo.

Por outro lado, quando olhamos para o futsal, a primeira diferença óbvia é o tamanho da bola. No futsal, a bola é menor e permite que o guarda-redes a controle muito melhor. Ou seja, o papel do guarda-redes na criação de jogadas é também mais importante, especialmente tendo em conta as dimensões do campo de jogo. Isto é especialmente importante para criar contra-ataques. Nessa situação, o guarda-redes pode ajudar diretamente os seus companheiros de equipa na marcação de golos.

Esta é a situação em que a capacidade do guarda-redes de ter sucesso nesse capítulo do jogo adquire maior importância. É muito importante que o guarda-redes seja capaz de sentir a bola debaixo dos seus dedos para ter um melhor controlo sobre ela. Nestas jogadas, a utilização de luvas não teria o mesmo efeito, pelo menos na maioria. A incapacidade do guarda-redes de controlar a bola com as pontas dos dedos faz com que normalmente que a bola fique mais lenta e menos precisa.

Luvas sem pontas são uma potencial solução?

Contudo, há uma solução que pode de alguma forma conjugar estas duas abordagens - luvas “sem pontas”. Assim, o guarda-redes protege-se contra os fortes remates e, por outro, os seus dedos ficam livres e permitem o controlo necessário da bola ao fazer os passes com as mãos.

É também importante ter em consideração que, no futsal, em comparação com o futebol, a percentagem de remates que o guarda-redes apanha com as mãos é muito baixa, já que as distâncias são menores e a força do remate é maior. Com isto em consideração, este aspeto deixa de ser uma prioridade quando se discute quem é “a favor” ou “contra” as luvas.

Quando todos estes elementos são considerados, podemos concluir que o conforto é a principal prioridade para o nosso guarda-redes, quando pondera se precisa de luvas. É ele quem escolhe.

Para terminar, o conselho um a todos os guarda-redes: se usarem luvas durante os jogos, usem-nas também durante os treinos... e vice-versa.

1104c4bb ed37 4bbe 8c3c e04edff7e2be
1104c4bb ed37 4bbe 8c3c e04edff7e2be

Dušan Matić

Columnist

Dušan Matić

Columnist

The article was written by Dušan Matić, Finland's national team goalkeeper coach, UEFA instructor and author of the book Goalkeeper in Futsal.