Columns Estêvão Cordovil
Large 753467e7 0d60 4d5a 9705 9d3eabed16aa

O Que o Futsal e o Desporto Podem Ensinar Às Escolas?

Estêvão Cordovil é atualmente treinador-adjunto da Seleção Nacional da Arábia Saudita e fez parte anteriormente da Seleção Nacional do Kuwait e dos quadros de clubes como C. F. Os Belenenses, Sassoeiros e AAUTAD (Portugal), Kaos Futsal (Itália), Yarmouk (Kuwait), Jaish (Qatar).

Mestre em Análise de Jogos de Futsal – Desportos Coletivos, é atualmente aluno do doutoramento em Ciências do Desporto de Futsal.

A sua segunda coluna é dedicada a um tema extremamente importante - a implementação dos valores desportivos na educação.

Apesar de ligeiramente extenso, é um assunto que compreende perspetivas diferentes e termina com uma proposta para clubes de futsal.

Insights para Programas de Base

 

“O grande objetivo da educação não é o conhecimento, mas a ação”. — Herbert Spencer.

 

Os treinadores têm um papel bastante importante na sociedade europeia. Estima-se que 9 milhões de treinadores, profissionais e voluntários, apoiam mais de 100 milhões de cidadãos europeus na concretização dos seus objetivos na participação desportiva.

Para colocar estes números em perspetiva, existem cerca de 6 milhões de professores, 1.6 milhões de médicos e 1.6 milhões de polícias na UE (Eurostat, 2019). Os treinadores são uma das maiores forças laborais na Europa.

Perante todos os atuais desafios e alterações necessárias no campo da Educação, esta é uma oportunidade para o Sistema Educativo se reinventar e se adaptar às novas tecnologias e novas metodologias

O desporto é uma das áreas mais entusiasmantes e competitivas da nossa sociedade. É importante sublinhar o exame a que submetem semanalmente os desportistas e treinadores, perante inúmeros adeptos, pois isto tem impacto na motivação de grupos e influenciando positivamente as multidões, mostrando que há algo a ensinar à Educação.

A título de curiosidade, partilho dois vídeos que procuram responder a duas perguntas.

Para que serve a Escola?

 

O que é a Educação?

 

As novas tendências na Educação encaixam no que o desporto promove, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências.


Apesar de o conhecimento ser capaz de melhorar a tomada de decisões, é também de súmula importância para a vida pessoal e profissional. Mas o desporto ensina lições de vida de forma única e impactante, transmitindo competências funcionais e interpessoais que serão úteis dentro e fora do campo.

Trabalho de equipa - Qualquer desporto coletivo coloca a equipa acima do indivíduo. Contudo, cada desporto transmite uma noção diferente de como as equipas trabalham e jogam em conjunto. Por exemplo, os jogadores de futebol são rotineiramente ensinados a respeitarem os objetivos coletivos.

Disciplina - A disciplina é um elemento essencial para o sucesso em qualquer campo, e o desporto transmite o valor da disciplina aos jogadores desde o início das suas carreiras. O treino aperfeiçoa, mas é difícil para os atletas de todos os níveis sair da cama e ir para o ginásio ou para o campo dia após dia a fim de atingir o desempenho máximo. O desporto é o raro campo da vida onde recebemos feedback em relação às nossas ações: Se rematarmos de certa forma e não tivermos sucesso, podemos ajustar imediatamente a nossa abordagem para melhorarmos.

Liderar e ser Liderado - Num desporto, tal como na vida, às vezes é preciso liderar e às vezes é preciso obedecer. O desporto ajuda a desenvolver a identificar situações onde agimos como líderes ou seguidores. A liderança no desporto não é teórica. Acontece momento a momento, tal como acontece em ambientes não vinculados ao desporto. Assim, o tipo de liderança aprendida com os jogos ajudará os atletas ao longo das suas vidas e carreiras.

Resiliência - Atletas e treinadores sabem a importância deste elemento, pois é a valência que permite a um jogador manter-se concentrado e ir mais longe mesmo quando está fisicamente exausto. É fazer o que for preciso para ter sucesso, por mais cansados que nos sintamos.

Além de muitas outras competências reconhecidas como vitais para o sucesso.

Tudo isto é desenvolvido pelo desporto.

Como é que os seus atletas e equipas tornam o desporto mais forte?

Vejamos exemplos práticos no treino que podem ser aplicados à Educação:

Competição de Grupo – São exercícios onde os atletas estão sempre em situações competitivas, onde o trabalho de equipa é feito com um número diferente de elementos, além de responsabilidades e tarefas adicionais.

Cultura de Superação - Desenvolver uma postura de excelência e superação diária depende muito pouco de palavras ou exemplos. A estrutura dos exercícios imposta aos atletas obriga-os a superarem-se e não a serem escolhidos, quer pelo treinador ou pelos seus pares.

Os melhores exercícios permitem aos atletas encontrar respostas, ser criativos, divertir-se e entender a conexão entre aprendizagem e realidade.

Cooperação Hierárquica - Uma vez mais, através de exercícios de manipulação, é possível transmitir liderança para que todos a vivencie. Deixe que os líderes sejam eleitos ou emergem naturalmente numa tarefa, ou que a liderança exercida pelo Treinador permita a todos compreenderem os diferentes níveis de liderança.

Treino - Cada exercício, cada sessão de treino, e cada jogo a que os atletas estão expostos, lida com a vitória e a derrota, com as suas emoções, através do apreço do treinador pela conquista e empenho. É importante demonstrar mostrar diariamente que o caminho é o processo. Contudo, é no final do jogo que os objetivos são alcançados.

 

 “Educar não é como encher um balde, mas acender uma fogueira”. - W.B. Yeats.

 

Como é que os treinadores conseguem fazê-lo?

Criam contextos de treino e aprendizagem, onde os atletas exploram o jogo e o desenvolvimento das suas capacidades.

Mais do que textos e testes escritos, procuram aplicar na prática competências com conhecimentos, estimulando a curiosidade através da resolução de problemas.

Não receiam o fracasso ou a derrota, sabem que são uma parte essencial do crescimento, fomentando-o para ensinar as lições mais importantes.

 

 Mares calmos não fazem um bom marinheiro”. - Provérbio africano.

Aqueles que fazem parte da Educação talvez precisem de se assemelhar mais a quem trabalha no desporto. Os estudantes gostam de atletas que querem aprender e destacar-se dia após dia. Os professores gostam de treinadores que procuram diariamente novas metodologias e superam os seus pares de forma dedicada. E pais que apoiam devotamente o seu “clube e adeptos”, respeitando o conhecimento e a experiência dos professores.

Este é um momento de reflexão para treinadores e jogadores, que ainda estão hoje a conhecer muitas das competências e estratégias mencionadas, colocando-as segundo plano perante a tendência humana de reverter para um estado de preguiça e egoísmo.

Com o vasto debate atual sobre prevenção na área da saúde e a saúde mental durante a pandemia, além dos efeitos das novas tecnologias na educação das crianças, é urgente criar estratégias que ultrapassem as limitações ao treino. O objetivo é garantir que o desporto juvenil seja novamente uma realidade.

Este é o momento em que os 9 milhões de treinadores na Europa podem mudar o mundo.

6d4b0455 7ee2 4d09 8df0 f9e557bb3d24
6d4b0455 7ee2 4d09 8df0 f9e557bb3d24

Estêvão Cordovil

Columnist

Estêvão Cordovil

Columnist

Estêvão Cordovil, is currently an assistant coach of Saudi Arabia National Team, former Kuwait National Team and C. F. Os Belenenses, Sassoeiros and AAUTAD (Portugal), Kaos Futsal (Italy), Yarmouk (Kuwait), Jaish (Qatar).

 
Master in Futsal Game analysis - Team Sports, currently PhD Student in Futsal Sport Science 
 
Teacher
Futsal Courses - Associação de Futebol de Lisboa, CEFAD, One Sports
 
Collaborator 
FutsalFeed, Futsal Science and Conditioning, Sports Training Blog, Zona Técnica
Ex Collaborator
in Abola TV, CMtv and Futsal mais