Large efc7c200 bb1d 4768 84be 9d0f1c9d3db0

Os 10 Melhores Futebolistas Que Jogaram Futsal!

A ligação entre futebol e futsal é hoje mais clara do que nunca. As técnicas do futsal são utilizadas regularmente como parte dos treinos em equipas de futebol no mundo inteiro, especialmente aquelas que preferem um estilo de jogo mais técnico. Independentemente disso, o futebol precisa do futsal para desenvolver melhores jogadores, com melhor tempo de resposta, e com conhecimentos para criar jogadas em pequena superfície – caraterísticas que se tornaram dominantes no campo de futebol.

Por outro lado, o futsal pode também beneficiar com futebolistas retirados, que ainda jogam ou gostam de futsal, para promover o nosso desporto em áreas do mundo onde ainda não está popularizado. Além disso, as associações nacionais de futebol podem evoluir tremendamente este desporto se investirem mais fundos e staff qualificado no desenvolvimento das ligas e sistemas juvenis de futsal nos seus países.

 

Para ilustrar a ligação entre estes dois desportos, criámos uma lista com o Top 10 de futebolistas que adoram jogar futsal e que devem grande parte do seu desenvolvimento futebolístico ao futsal. Ao ler esta lista, ficará evidente como o futsal é importante para o desenvolvimento de um jogador de futebol e que muitos ainda recordam os dias em que jogavam esta modalidade. Mas é importante sublinhar coisa antes de começar. Este Top 10 é apenas uma lista provisória e está ordenada alfabeticamente (segundo o nome completo dos jogadores).

 

1. Andrés Iniesta

Andrés Iniesta, um dos futebolistas mais famosos da história por força da sua incrível técnica, também deu os primeiros passos como jogador de futsal! Disse que sempre quis ser jogador de futebol, mas que jogava futsal pois só havia essa opção no sítio onde cresceu. Iniesta afirmou que o futebol e o futsal “têm muito em comum... Há táticas e jogadas diferentes, mas a essência no domínio da bola é a mesma, onde é preciso combinar e tomar decisões rápidas”.

Iniesta também conhece a importância do futsal para o desenvolvimento das capacidades futebolísticas dos jovens atletas: “O futsal ajudou-me a controlar a bola em espaços mais apertados.

2. Cristiano Ronaldo

Na minha infância em Portugal, só jogávamos futsal”, disse Cristiano Ronaldo. É interessante notar que o futsal está por toda a parte. Todos estes jogadores jogavam futsal em criança, mas, por alguma razão, a maioria optou pelo futebol.

A área de jogo mais pequena ajudou-me a melhorar o meu controlo e, sempre que jogava futsal, sentia-me livre. Se não fosse o futsal, não seria o jogador que sou hoje”. Esta afirmação mostra como é importante para os jovens futebolistas desenvolverem capacidades que possam ser aperfeiçoadas através do treino de futsal.

 

3. Lionel Messi

O melhor marcador de sempre do FC Barcelona, Lionel Messi, também deve grande parte do seu desenvolvimento no futebol ao futsal. Quando ainda jogava no Newell’s Old Boys, dando os seus primeiros passos no futebol argentino, jogou muito futsal.

Enquanto menino na Argentina, joguei futsal nas ruas e no meu clube. Foi muito divertido e ajudou-me a ser o que sou hoje.” Não estamos chateados por Messi ter decidido fazer carreira no futebol, porque... Messi. Mas ver a sua magia no campo de futsal teria sido pelo menos igualmente incrível, temos a certeza!

 

4. Luís Figo

Joguei futsal quando era jovem e foi uma excelente experiência. Ajudou-me a consolidar um conjunto de capacidades para abordar o futebol profissional”, disse Luís Figo numa entrevista dada antes do início do Euro 2018 de Futsal, na Eslovénia. Tal como os seus colegas, sublinhou as várias competências que aprendeu a dominar no futsal, o que facilitou a sua transição para o futebol profissional.

Mas, ao contrário de muitos outros, Luís Figo esforçou-se para promover o futsal na Índia, tentando estabelecer uma ligação com o vasto mercado asiático. Infelizmente, o projeto não teve sucesso, mas o potencial de um mercado tão grande ainda pode ser aproveitado. “Precisamos de fazer mais para promover este desporto porque é divertido, é um desporto de baseado na técnica, é rápido, com muitos golos. Há muito talento e muitos bons jogadores no desporto e precisamos de o promovê-lo mais!”

 

5. Neymar Jr.

Outra superestrela do futebol utiliza superlativos para se referir ao futsal. “O futsal teve uma grande influência durante o meu crescimento. É um jogo muito exigente e ajudou-me a desenvolver a minha técnica, velocidade de pensamento e capacidade de fazer jogadas em espaços curtos. Penso que o futsal é uma parte fundamental da vida de um jogador de futebol”. E não podíamos estar mais de acordo.

Não há dúvida de que o futsal me ajudou bastante na minha carreira, é uma das maiores paixões da minha vida. Adorava jogá-lo, mas infelizmente tive de parar quando tinha 13 ou 14 anos para crescer como jogador de futebol”. Teria sido interessante ver o desenvolvimento de Neymar como jogador de futsal. Não temos dúvidas de que teria sido uma das maiores estrelas.

6. Pelé

Um dos primeiros gigantes do futebol, Pelé também atribuiu grande parte do desenvolvimento de jogadores de futebol ao futsal. “O futsal exige um pensamento e decisão rápidos. Torna tudo mais fácil quando depois é feita a transição para o futebol”.

Na 'Soccer World Magazine', Pelé também deu bastante crédito ao futsal por fazer dele um grande jogador de futebol: “Claro, o futsal foi importante para ajudar a desenvolver o meu controlo de bola, o pensamento rápido e os passes”. No livro, acrescentou que o futsal ajudou a produzir muitos grandes jogadores da sua geração e que todos os melhores jogadores começaram as suas carreiras no futsal.

7. Philippe Coutinho

O jogador de futebol mais jovem na nossa lista também elogiou o futsal como fomentador do seu incrível talento. “Comecei a jogar futsal aos os seis anos de idade”, disse Coutinho. “Depois, quando tinha sete, fui para o Vasco da Gama, joguei futsal até aos 11, antes de me mudar para o campo.

Se já viu Coutinho jogar, é impossível não perceber o seu talento absurdo com a bola. As suas capacidades advêm em grande parte de jogar muito futsal quando era novo: “Foi lá que aprendi as minhas capacidades. Quando jogamos futsal, tudo é mais técnico e muito mais rápido. O local onde jogamos é muito mais pequeno e o ritmo é mais elevado, é necessário ser um jogador altamente técnico para jogar bem futsal. Isso ajudou-me muito e, onde quer que vá, tento adaptar-me e aprender rapidamente”.

8. Ronaldinho

Adorava o futsal e foi difícil desistir”, disse Ronaldinho. Ao crescer nas zonas mais desfavorecidas de Porto Alegre, no Brasil, os primeiros passos de Ronaldinho no futebol foram dados no futsal.

Muitos dos meus movimentos têm origem no futsal. É jogado num espaço muito pequeno e no futsal o controlo da bola é diferente. E, até hoje, o meu controlo de bola é bastante semelhante ao controlo de um jogador de futsal.” Sem dúvida, os movimentos de Ronaldinho podem ser atribuídos à sua exposição precoce ao futsal.

9. Ronaldo (O Fenómeno)

Poucos futebolistas têm um estatuto lendário como Ronaldo Luís Nazário de Lima e nenhum tem o cognome O Fenómeno. Fora do campo de futebol, e entre os adeptos de futsal, ele é também famoso por dizer: “O futsal será sempre o meu primeiro amor.” Começou a jogar futsal aos 12 anos e, durante este tempo, registou estatísticas incríveis, como marcar 166 golos na sua primeira época ao serviço do Social Ramos, o seu clube à época.

Eu precisava de ter pés muito bons, pois estamos sempre a tentar ultrapassar os adversários num espaço mínimo. Adorei o desafio de jogar num campo tão pequeno”. Os adeptos de futebol estão recordados do bico contra a Turquia, na meia-final do Mundial de 2002. É um pontapé que aprendeu quando jogava futsal e uma jogada que ainda é regularmente utilizada por jogadores de futsal.

10. Xavi

Concluímos esta lista com Xavier Hernández Creus, simplesmente conhecido como Xavi. Numa entrevista, o famoso médio do Barcelona admitiu que o “irmão mais pequeno do futebol dá-me a definição final do que é o jogo bonito”. Não admira que tenha gostado e tenha aprendido o tiki-taka com tanto sucesso.

Para concluir, mostramos a opinião de Xavi sobre jogadores talentosos no futsal e no futebol: “No futsal, vemos se um jogador é realmente talentoso. No futebol normal, não se identifica tão bem o talento, pois é muito mais físico. Mas, no futsal, notamos os pequenos detalhes na qualidade, na classe e na compreensão táctica.

 

Bónus: Robinho

Ao jogar futsal nos bairros mais pobres do Brasil, quem viu Robson de Souza, ou simplesmente Robinho, descreveu o seu jogo com palavras e frases como “inesquecível” e capaz de “desafiar as leis da física”. O futsal foi responsável pelo desenvolvimento das capacidades de drible e aceleração de Robinho, fazendo dele um jogador de futebol mundialmente famoso.

 

 

Acreditamos que existem muito mais jogadores que devem, em parte, o seu sucesso futebolístico às capacidades aprenderam quando jogavam futsal. Ajudem-nos a aumentar esta lista e falem-nos das estrelas do futebol no vosso país que começaram a carreira a jogar futsal!